quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Alternativas ao Android Market

Sem dúvida, não há nada mais agradável relacionado a um celular com Android do que baixar e utilizar aplicativos. O Android Market possui uma infinidade de aplicativos para todos os gostos.

Até pouco tempo atrás, porém, a venda de aplicativos ainda não era liberada no Brasil. E até hoje, existem muitos aplicativos úteis para o Android que não são encontrados no Market. Em posts posteriores, irei apresentar alguns desses aplicativos.

Felizmente, existem repositórios alternativos para encontrar bons aplicativos não disponíveis no Market. Irei detalhar a seguir como utilizar esses repositórios.

1 - Baixe o downloader

Qualquer um dos 3 programas seguintes podem ser utilizados como gerenciadores de repositórios e downloaders de aplicativos. O interessante é que você encontra esses gerenciadores no próprio Market! Por isso, baixe-os diretamente de lá.


  • Aptoide
  • APKtor
  • Blapkmarket


Particularmente, eu prefiro o APKtor, mas não há tanta diferença entre os programas.

2 - Inclua os repositórios

Ao abrir o gerenciador (baixado na etapa anterior), você deverá ter um repositório pré-configurado. Existem, porém, outros repositórios para rechear seu repertório de aplicativos. Nesse link você encontra uma lista atualizada de repositórios. Segue a lista encontrada no momento em que escrevo esse post. O número entre parênteses é a quantidade de aplicativos do repositório.


http://android-es.com/repo/apk (1230)
http://aptoide.com/repo (10)
http://aptoide.com/sapo (9)
http://market.nerman.ws (1862)
http://repo.blackdroid.net (965)
http://twistedumbrella.slackdev.com/aptoide (196)
http://server.uncabron.es/repo (820)
http://apkrepo.co.tv
http://repo2.altMarket.mobi (988)



3 - Atualize

Com os repositórios desejados já incluídos, você precisará solicitar ao gerenciador que atualize sua lista de aplicativos disponíveis. Esse processo em geral é um tanto demorado, principalmente se você adicionar todos os repositórios. Recomendo que você faça esse procedimento quando não for utilizar o celular por pelo menos 20 minutos, e que não seja via 3G (prefira fazer por wifi). Você terá que realizar esse procedimento sempre que quiser ver se existem novos aplicativos nos repositórios.

4 - Baixe e instale!

Pronto! Terminada a atualização, você já conseguirá visualizar os aplicativos disponíveis. Ao clicar no aplicativo, você terá a opção de baixar e instalar. Caso o aplicativo também exista no Market, você também poderá ler a descrição e a opinião dos usuários sobre ele.

Recomendo, obviamente, cuidado ao baixar aplicativos alternativos. "Dê um google" antes de instalar o aplicativo para ver sua reputação e não ter surpresas desagradáveis. Além disso, um anti-virus instalado no celular não mata ninguém... mas esse assunto ficará para um próximo post!

Um comentário:

  1. Sou novato, me perdoem se estou viajando, é possivel instalar, via root, para deixar nato sip cliente em Android, por exemplo no Milestone? Peter St

    ResponderExcluir