terça-feira, 19 de outubro de 2010

Acessando WiFi via Proxy

Você quer acessar uma rede Wireless com o seu Android. Claro, afinal, ainda é muito caro utilizar o 3G para baixar aplicativos ou visualizar vídeos na WEB.

Muito bem, você teve a brilhante idéia de usar a rede WIFI do seu trabalho, da sua faculdade, etc... e aí veio o problema: O acesso à WEB dessa rede exige a configuração de um Proxy!

Não se descabele! Seus problemas acabaram! Vou ensinar aqui como configurar seu Android para utilizar um proxy durante o uso de uma rede WIFI.

[Edit] Para usar um proxy com autenticação, veja esse tutorial.

1) Consiga o root do aparelho

Isso mesmo: Hoje é impossível configurar seu proxy no Android sem conseguir o root do aparelho. Felizmente hoje isso é muito simples! Clique aqui e veja o tutorial para conseguir o root.

2) Baixe o aplicativo

Existem vários aplicativos que permitem configurar o proxy de acesso em uma aparelho já rooteado. Mas não confunda: Alguns aplicativos fazem o contrário do que você quer. Uma coisa é configurar um proxy para que seu celular acesse a WEB pela Wifi. Outra coisa é configurar seu celular como um proxy para que seu PC/Notebook acesse a WEB através do celular. O que quero ensinar aqui é a primeira opção.

Eu recomendo que você utilize o Transparent Proxy. Esse aplicativo não está disponível no Market, mas você pode baixa-lo nesse link. Para instala-lo, jogue para o arquivo baixado para o cartão de memória do celular e localize usando algum gerenciador de arquivos (recomendo o Astro).

3) Configure e use

Com o aplicativo instalado, abra-o e coloque o IP e porta do seu servidor proxy. Sempre que quiser habilitar o uso de proxy, aperte o botão enable. Aperte novamente quando quiser desabilitar!

Obs: Se você possui o app "superuser" (como recomendei no tutorial de root), você será questionado sobre dar a permissão de root para o transproxy ao clicar no botão enable.

Pronto! Com o proxy habilitado, já é possível navegar e baixar aplicativos sem complicações.

4) E o proxy com autenticação?

Se você está numa rede que exige proxy com autenticação (usuário, senha, e em alguns casos domínio), aí complicou. Hoje não conheço um app que permita configurar proxy com autenticação. Se alguém souber, deixe a dica no comentário :).

Mas existem certas gambiarras que podem ser feitas para contornar essa situação. Ficará para um próximo post.

5 comentários:

  1. Olá!
    Já tentou o APNdroid?

    Abraço,

    Fabrício L. F.

    ResponderExcluir
  2. Vc comentou que tem uma forma de acessar a rede wifi que exige autenticação (login e senha).
    Como que faz?

    meu email é lasbacelar@hotmail.com

    Desde ja agradeço!

    ResponderExcluir
  3. tb estou com dificuldades em acessar a wifi com proxy exigindo autenticacao
    agradeço se puder me ajudar

    meu email eh cedubozza@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Alguma novidade galera?

    Preciso de auth tbm e não consigo!

    Abraço

    ResponderExcluir